Excesso de sal leva a doença auto-imune

Ir em baixo

Excesso de sal leva a doença auto-imune

Mensagem por Denise T em Qua 3 Abr - 21:18

Uma investigação desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, mostrou que o elevado consumo de sal pode induzir e piorar respostas do sistema imunitário em ratos e que tal resposta é regulada por genes já implicados em várias doenças auto-imunes. O estudo vem publicado na revista «Nature».

O trabalho indica que dietas ricas em sal aumentaram os níveis de um tipo de célula do sistema imune que é relacionada à doenças auto-imunes. Nos testes, ratos geneticamente modificados para desenvolverem esclerose múltipla pioraram quando ingeriram uma maior quantidade de sal considerando uma dieta ocidental, em comparação com roedores que tinham uma ingestão mais moderada.

Os resultados sugerem que o condimento possa ter um papel no desencadeamento de doenças auto-imunes em pessoas previamente dispostas, como a própria esclerose múltipla e a diabetes tipo 1. O consumo elevado de sal já é conhecidamente um fator de risco para problemas cardíacos e de hipertensão.

David Hafler, professor de imunobiologia de Yale e autor de um dos estudos publicados, refere que “não pode ser apenas o sal. Sabemos que a vitamina D também tem um papel menor e que o tabagismo também é um factor nesta condição”.

Hafler decidiu estudar a ligação entre o sal e doenças auto-imunes através de estudos do microbioma intestinal, um censo dos micróbios e das funções celulares de cem indivíduos saudáveis.

A equipa percebeu que, quando as pessoas frequentavam restaurantes fast food mais do que uma vez por semana, havia um aumento nos níveis de células inflamatórias destrutivas, que são produzidas pelo sistema imune para responder a um ferimento ou a invasores externos, mas que, em doenças auto-imunes, atacam também os tecidos saudáveis.

Os investigadores encontraram factores de indução das actividades de um tipo de célula auto-imune conhecida como Th17.

Estas células podem promover inflamações que são importantes para combater patogénios, mas também estão relacionadas com doenças como esclerose múltipla, psoríase e artrite reumatóide. O tratamento para alguma dessas doenças, como a psoríase, inclui a manipulação da função da célula Th17.

Fonte:http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57186&op=all

Denise T
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum