Memória gastronômica de viagem

Ir em baixo

Memória gastronômica de viagem

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira em Qua 9 Mar - 8:59

As melhores viagens são aquelas em que temos a oportunidade de conhecer, entre outras coisas, a culinária do local de destino.

A meu ver, o registro da memória gastronômica durante uma viagem de turismo se faz tanto pelas boas experiências, descobrindo novos e bons sabores, quanto pelas más (ai, acarajé "quente" da Bahia!).

O que quer que seja, tudo pode findar em uma bela foto do prato em questão que guardaremos com prazer durante muito tempo.

Às vezes durante essas viagens acontecem coisas engraçadas, pelo que há nelas de inesperado. Uma forte lembrança gastronômica que tenho dos Emirados Arabes, por exemplo, é idêntica a uma outra que tenho das Serras Gaúchas, no sul do Brasil : o bolo de cenoura.

Pura coincidência devida ao fato de que em ambas as viagens encontrei com minha amiga Rafaela, fazedeira e comedeira de bolo de cenoura.

Eis que agora, nesse blog, ela me revela que mudou a receita do seu delicioso bolo de cenoura diminuindo de um terço a quantidade de açúcar, sem que isso tenha representado uma perda da qualidade gustativa do bolo. Vou ter que voltar!

O bolo de cenoura com aquela casquinha bem fina de chocolate por cima é uma receita imputada aos ingleses, embora existam registros de um bolo doce à base de cenoura na Europa da Idade Média.

De onde quer que tenha saído, é fato faz muito sucesso também no Brasil e é item obrigatório no chamado Café Colonial servido nos restaurantes das Serras Gaúchas (aliás, lugarzinho pra se construir boas memórias gastronômicas, hein!).

Já os arabes dos EAU não recepcionaram (ainda?) a receita, pelo menos não vi no comércio por aquelas bandas quando lá estive.

Talvez porque seja o bolo de cenoura mesmo uma receita tipicamente inglesa (com a diferença de que na versão inglesa, eles preferem cobrir com queijo cremoso), e que por isso não tenha atraído a atenção daquele povo, hoje em dia tão voltado para a culinária norte-americana de fast-foods e para a francesa, do tipo nouvelle cuisine e patisserie.

A receita do bolo de cenoura é fácil e é simplificada pela utilisação do liquidificador ou um mixador.

Colocar dentro do copo do liquidificador todos os seguintes ingredientes : 3 cenouras médias, meia xícara de açúcar, 3 ovos. Bata um pouco e acrescente duas xícaras de açúcar. Bata novamente por uns 4 minutos. Num recipiente misture duas xícaras e meia de farinha de trigo e duas colheres de fermento em pó. Acrescente a mistura que está no copo do liquidificador e mexa tudo até ficar homogênea.

Verse tudo numa fôrma untada previamente com manteiga e farinha e leve ao fôrno por aproximadamente 30 ou 40 minutos, dependendo do formato da fôrma escolhida.

A cobertura que vai em cima do bolo de cenoura tradicional é, a meu ver, dispensável, principalmente para quem gosta de comer no café da manhã algo mais leve.

Mas para os gulosos de plantão, a cobertura é bem simples. Misturar em uma panela e mexer em fogo brando durante alguns minutos os seguintes ingredientes : 1 colher de manteiga, duas de leite, uma xícara de açúcar e três colheres de cacau ou chocolate em pó. Versar sobre o bolo desenformado ainda quente.

________________
Dicas :
Nunca abra o forno quando estiver assando um bolo antes dos primeiros 30 minutos, do contrário ele murchará.
A regra de que o palito espetado no centro do bolo deve sair limpo continua valendo desde as nossas vovós afim de nos indicar que o bolo está assado.


Última edição por Denise Teixeira Oliveira em Qui 12 Maio - 6:39, editado 2 vez(es)
avatar
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

http://papotage.forumgratuit.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Memória gastronômica de viagem

Mensagem por Casimir em Qua 9 Mar - 9:22

Na verdade, no fim dos anos 80, as pessoas tomaram mais consciência de que era necessário diminuir a quantidade de açúcar nos alimentos e desde então começamos o combate pela redução do açúcar.
Acabamos, assim, por nos habituarmos a comer menos açúcar e, como isso se deu gradativamente, nem sempre nos demos conta, mas isso certamente faz com que a gente possa voltar a apreciar o verdadeiro gosto dos alimentos, sem que ele seja mascarados pelo açúcar.

C.

Casimir

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Memória gastronômica de viagem

Mensagem por Falela em Sex 11 Mar - 4:47

Pois é, isso que aquele último bolo de cenoura foi feito com apenas uma cenoura pequena rsrrsrs. Não, não devemos racionar a cenoura, mas era o que havia para o momento rrsrsrsrrsrs
Mas fica o alerta! Tentei fazer o mesmo com meu bolo mármore (aquele que fica um mesclado de branco com chocolate) e simplesmente ficou com gosto de papel!!!!!!! Acho que no caso do bolo de cenoura, a cobertura de chocolate faz o delicioso papel da xic extra, e como não uso cobertura no bolo mármore (porque adoro comer com margarina! Sim, franceses, margarina!) então ficou com gosto de nada....

A propósito, ontem jantei na companhia de um francês e levei à tona o fato do sal antes ou depois.... nem preciso dizer o que ele comentou, né?? srrsrsrsrsrrsrsrs

Denise e Laurent, espero vcs para mais uma sessão de bolo de cenoura! Smile

Falela

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Memória gastronômica de viagem

Mensagem por Jocelyne Marmion em Qua 16 Mar - 10:42

E eu também quero!!
avatar
Jocelyne Marmion

Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Memória gastronômica de viagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum