Vai na limonada?

Ir em baixo

Vai na limonada?

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira em Dom 10 Abr - 7:42

Quando temos a oportunidade de fazer turismo, é comum nos depararmos com situações onde não sabemos ao certo o que pedir em um restaurante, principalmente se isso se der em outra língua. Algumas vezes conseguimos nos sair por aproximação linguística, mas, neste caso, às vezes somos surpreendidos com pratos ou bebidas totalmente inesperados, à vista do que haviamos pedido, ou pensado pedir.

Minha amiga Andréa passou férias em Paris e durante toda sua estada, disse-me ela, só comeu entrecôte. Era a única palavra da culinária francesa que ela conseguiu memorizar. E isso depois de muito complicar a vida do garçon com um inglês sofrível, ela se saía com a tal entrecôte, pois para ela era mais fácil pronunciar entrecôte, s'il vous plaît! e receber uma boa carne no prato, que arriscar pedir outra coisa ou um número qualquer em inglês no cardápio do MacDonalds e receber um sandwich diferente do pedido.

Neste caso da minha amiga até que a solução foi conveniente, pois ela recebia aquilo que imaginava ao utilisar a palavra na língua estrangeira, sem muitas "surpresas".

Mas às vezes acontece de encontrarmos e utilisarmos uma palavra que é muito próxima, ou mesmo idêntica, àquela da nossa língua materna mas, finalmente, acabarmos por descobrir algo totalmente diferente daquilo que imaginavàmos para comer ou beber

É esse o caso da limonada.

Qualquer brasileiro vai dizer que uma limonada é feita de água, limão (na maior parte das vezes limão verde), açúcar de cana e gelo.

Mas para os franceses, "limonade" é a mistura de água gasosa, com açúcar de beterrava líquido e, às vezes, bicabornato, ou ácido tártrico, ou vinagre de álcool. É possível comprar essa mistura chamada limonade no supermercado jà pronta, em garrafas PET, produzida por marcas como Coca-cola.

Também se vê muitas pessoas fazerem em casa suas limonades, pois é possível comprar uma máquina que filtra água e a gaseifica (uma espécie daqueles antigos utensilhos de fazer soda), fazendo-se acrescentar depois um aroma como verveina, limão, laranja etc para aromatisar.

Em ambos os casos, brasileiro e francês, a limonada não é uma bebida alcóolica, sendo que na França não conter álcool é exigência feita por lei (Código de Saúde Pública, de 1943) enquanto que no Brasil nada se diz quanto à impossibilidade de uma limonada conter alcool (atenção, não confundir com a lei da caipirinha, que diz poder conter este nome somente a bebida feita com cachaça de cana-de-açucar).

Em resumo, a limonade francesa é um equivalente ao regrigerante de limão que encontramos no Brasil, por exemplo, o da marca Sprite. E o equivalente da limonada brasileira na França, seria melhor traduzido como citronade, mesmo se, neste caso, seja possível encontrar na receita, além do limão, também um pouco de laranja ou pamplemousse (os argentinos adotam essa mesma fórmula).

Já os italianos entendem a limonada como uma bebida alcoolizada obtida pela fermentação do limão amarelo (chamado limão siciliano) dentro de água açucarada. Esta mistura descansa por diversos dias ao final dos quais se obtém uma espécie de liquor, muito apreciado como digestivo. A verdadeira limonada italiana pode ser apreciada num restaurante italiano na rua do Bonfim em Olinda-PE.

Na Tunísia, explicou-me uma colega de lá, a limonade é uma bebida de verão, que se consome gelada, feita principalmente com o limão verde e que tem a particularidade de exigir, antes, a infusão da casca do limão (e laranja), e depois a mistura de açúcar e gelo.

Por fim, um outro registro a se fazer é o da citronada turca. Na Turquia eles acrescentam à receita de limonada algumas folhas de menta ou hortelã, e substituem o açúcar de cana pela sêmula.

Enfim, é necessário muita atenção ao se fazer traduções literais em matéria de culinária, como aliás em qualquer matéria. Os turistas que já pediram « acarajé quente » na Bahia sabem bem disso…
Rolling Eyes


Última edição por DeniseTeixeiradeOliveira em Qua 28 Dez - 8:25, editado 2 vez(es)
avatar
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

http://papotage.forumgratuit.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vai na limonada?

Mensagem por Fabiana Santos Dantas em Ter 17 Maio - 7:35

Aqui em casa a gente faz limonada com limão (surpreendente para os franceses, não é?) e uma folha de couve. Fica bom que só.

Fabiana Santos Dantas

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum