A «cárie do padeiro»

Ir em baixo

A «cárie do padeiro»

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira em Qui 14 Abr - 20:57

A cárie do padeiro/confeiteiro é uma doença profissional que ataca principalmente os dentes superiores daqueles que trabalham em cozinha. Ela tem por particularidades a cor amarela escura e o fato de ser indolor.

Os fatores de risco identificados estão ligados tanto ao comportamento de experimentar os pratos com frequência (comportamento este equiparado ao da pessoa que passa o dia «beliscando», ou seja, guarda uma constante acidez na boca), quanto à manipulação direta do açúcar e seus vapores (particulas de hidrato de carbono suspensas no ar), como o faz diariamente o confeiteiro ao cozinhar um caramelo ou peneirar açúcar fino em decoração de bolos e doces.
[img][/img]

Mesmo em legislações reconhecidamente protetoras do trabalho e do trabalhador como a francesa - onde a categoria dos profissionais que trabalham em cozinha tem grande reconhecimento social, fazendo parte da cultura mesmo desse povo -, a cárie do padeiro não é legalmente reconhecida para fins de proteção do trabalhador.

Muito embora, entre os profissionais da saúde bucal e diante do Ministério da Saúde e da Confederação Nacional de Padeiros e Confeiteiros franceses ela seja sistematicamente objeto de debate e campanhas de prevenção. Isso ocorre, sobretudo, frente aos jovens aprendizes que ingressam nas escolas de formação profissionalisante, tradicionalmente muito procuradas na França.

No Brasil estamos certamente a ano-luz distantes de uma proteção nesse sentido. A saúde pública brasileira, que já é ruim para todos, em quantidade e qualidade, dificilmente vai caminhar no sentido de mais proteção à categorias profissionais.

Isso porque a absorção de ideais e políticas neoliberais que levam à não-proteção parece ganhar cada vez mais campo no Brasil. Tanto no que tange à perda de conquistas históricas adquiridas pelos movimentos sindicais como por uma tendência de parte da magistratura trabalhista e da própria lei em flexibilizar as regras de proteção ao trabalhador.

Aquele que jà foi chamado "o país dos desdentados" não vai ter nem tão cedo uma campanha de proteção dos dentes do trabalhor de cozinha.... e não preciso ser vidente para dizer isso.
avatar
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

http://papotage.forumgratuit.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum