Celulite de ave?!?

Ir em baixo

Celulite de ave?!?

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira em Ter 20 Set - 18:02

Eu ia escrever algumas coisas (ainda) sobre a qualidade das aves, principalmente dos galináceos, porque estou cada dia mais preocupada com a má qualidade do que comemos e as consequências disto para as atuais e futuras gerações.

Eu já tinha falado em um post anterior sobre a menarca em meninas de 8 e 9 anos e a obesidade infanto-juvenil devidos à qualidade da ração fornecida aos animais que as novas gerações consomem (vide: http://papotage.forumgratuit.org/t19-do-frango-do-maluf-e-d-outros-males).

Nessa mesma linha de pensamento, reproduzo a notícia abaixo, para fazer pensar. Mas não vou me estender agora; o assunto é complexo e por isso mesmo não deve ser abordado com brevidade. Tenho andado sem tempo pra escrever aqui, e assim prefiro reproduzir a notícia que, enfim, fala por ela mesma.

Voltarei ao tema tão logo seja possível, porque quanto mais eu leio sobre o assunto, mais me apavoro ante o sentimento de impotência diante dessa avalanche de problemas ligados à alimentação dos animais e, consequentemente, dos humanos.:



Celulite nas aves causa prejuízo de US$ 120 milhões por ano

Pesquisadores estudam maneiras de diminuir os prejuízos causado pela celulite nos frangos. A inflamação na pele é uma das principais causas de descarte de carcaças nos abatedouros.

O nome é a única semelhança com a celulite humana, nos frangos, ela não é apenas uma imperfeição na pele, mas uma dermatite, que pode até necrosar a carne. O problema, provocado por bactérias das fezes das aves, não é novo.

A doença foi identificada pela primeira vez ainda na década de 80, quando se começou a trabalhar com uma maior concentração de frangos por metro quadrado. Hoje, a estimativa é de que a celulite nas aves traga um prejuízo anual de US$ 120 milhões no Brasil.

Segundo a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), na maioria das vezes, as lesões são encobertas pelas penas e só são descobertas na hora do abate.

– É uma situação que acaba prejudicando toda a cadeia produtiva. A partir do momento que você vai detectar uma inconformidade num produto avícola ou numa parte, esse produto vai ser condenado e não vai ser aproveitado, então isso acaba trazendo prejuízo para o produtor e para a agroindústria – explica o diretor executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.

O Instituto de Pesquisas Veterinárias da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), no Rio Grande do Sul, estuda há cinco anos maneiras de combater a celulite das aves. Os cientistas desenvolveram ferramentas que conseguem controlar a doença. Uma delas é o chamado probiótico: bactérias vivas inseridas no intestino das aves para impedir a ação dos genes causadores da doença. A outra é uma vacina experimental contra a celulite.

– Os testes demonstraram que houve uma eficiência de controle e prevenção pra celulite tanto com o uso do probiótico, fazendo com que as aves que receberem o produto não desenvolvessem celulite e também as aves que receberam as vacinas também não tiveram celulite, mesmo sendo desafiadas com bactérias extremamente patogênicas – relata o pesquisador Benito Guimarães de Brito.

Agora, os pesquisadores pretendem transferir a tecnologia da vacina para uma empresa que possa fabricar o medicamento.


Fonte: Canal Rural
Publicado em 19.09.11 às 08:09 hs
http://www.aveworld.com.br/noticias/post/celulite-nas-aves-causa-prejuizo-de-us-120-milhoes-por-ano
avatar
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

http://papotage.forumgratuit.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Celulite de ave?!?

Mensagem por Fabiana Santos Dantas em Qua 21 Set - 21:45

A boa notícia é que eles descartam as aves doentes. A má notícia é que a gente não tem certeza disso.

Mudando para um ponto de vista mais positivo, descobri recentemente que gordura de galinha é um ótimo remédio para hemorróidas.

Fabiana Santos Dantas

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Celulite de ave?!?

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira em Ter 27 Set - 4:24

Fabiana Santos Dantas escreveu:A boa notícia é que eles descartam as aves doentes. A má notícia é que a gente não tem certeza disso.

Mudando para um ponto de vista mais positivo, descobri recentemente que gordura de galinha é um ótimo remédio para hemorróidas.

Desde quando eu quero mudar para um ponto de vista mais positivo? E desde quando o ponto de vista da hemorroida é positivo? Você quis dizer para ou contra hemorroidas? A sua experiência é teorica ou empirica nesses campos baixos?

Eu vou dizer, é o fim, viu! Vou preferir me abster nesse forum.

avatar
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

http://papotage.forumgratuit.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Celulite de ave?!?

Mensagem por Casimir em Ter 18 Out - 4:23

C'est dég tout ça... je ne suis pas sûr de vouloir savoir tout ça No

Casimir

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Celulite de ave?!?

Mensagem por Maria Isabel em Dom 1 Mar - 1:20

Muito bom artigo.
Obrigado por partilhar.

Maria Isabel
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Celulite de ave?!?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum