Entomofagia: uma moda também pra doido

Ir em baixo

Entomofagia: uma moda também pra doido

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira em Qua 10 Out - 19:27

Entomofagia significa, em poucas palavras, comer insetos. Em muitas palavras pode significar ainda um comportamento gastronômico banal para alguns povos, repugnante para outros, e até, uma solução para a fome no mundo (assim dizem certas organizações não-governamentais).

Mas como tudo no mundo, a entomofagia não esteve imune de uma outra interpretação, ao melhor american life style, essa coisa inexplicável que tem os norte-americanos e que consegue deturpar tudo que toca.

É que a entomofagia foi promovida a um concurso (!!!). A brincadeira proposta pela loja "Ben Siegel Reptiles" (http://www.albinonile.com/) consistia à comer o maior número de insetos em 4 minutos. O prêmio, uma cobra albina (?!?), um animal muito desejado pelos que gostam de cobras.

Um indivíduo de 32 anos chamado Edward Archbold, apesar de ter comido o maior número de baratas e outras belezuras du gênero, saiu da loja sem seu prêmio e foi diretamente para o hospital, aos vômitos.

Ele perdeu a cobra e a própria vida e, como se não bastasse, perdeu também o título de grande entomóvoro da Flórida, pois uma cláusula do regulamento do concurso previa a desclassificação automática do candidato que vomitasse os insetos.

Moral da história, parafraseando um dito popular: Existe mais entre comer e alimentar-se do que imagina a minha vã filosofia.

Era melhor ter engolido a cobra... What a Face


Última edição por Denise Teixeira em Qua 28 Nov - 23:28, editado 3 vez(es)
avatar
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

http://papotage.forumgratuit.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entomofagia: uma moda também pra doido

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira em Qua 10 Out - 19:39

Para falar a verdade, concursos deste tipo existem em muitos países, principalmente no oriente. O que me pareceu louco nessa estória são as circunstâncias. O sujeito morreu por causa dos insetos que ingeriu, e o advogado da loja apresentou uma condolência pública dizendo que lamentava o acontecido porque "impediu a todos de conhecer melhor o ganhador do concurso" (sic).

Eh necessário dizer que os defensores (sérios) da entomofagia fazem uma diferença entre os insetos em geral e os específicos para o consumo humano. Nem todos estão de acordo com o consumo de baratas por seres humanos, por exemplo.

Existem verdadeiros projetos sociais sendo desenvolvidos no mundo todo que tem por objetivo melhorar o aporte proteico da alimentação humana via consumo de insetos.

Dai a minha impressão de que o citado concurso realmente deturpou o uso desse hábito alimentar que é relativamente recente nas sociedades ocidentais contemporâneas.
avatar
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

http://papotage.forumgratuit.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum